03-05,

House Doctor Carlos Barros

No sotavento algarvio, o concelho de Castro Marim reúne condições naturais de excepção. Entre a serra e o oceano, a Reserva do Sapal associada ao estuário do rio Guadiana é um território de enorme riqueza e profundos contrastes.
É um ambiente generoso mas também agreste, onde o acto de habitar requer alguma mediação entre o interior e o exterior de uma casa: um equilíbrio entre o quanto se abre e o quanto se encerra, aquilo que se expõe e aquilo que se resguarda.
A casa é concebida como um volume puro, no centro do qual se abre um pátio e em cujo perímetro se formam reentrâncias, criando zonas protegidas para onde voltar os envidraçados. Procura-se assim fixar uma geometria clara e precisa, subtilmente evocativa dos cristais gerados nas salinas próximas. 
A construção substitui uma ruína, numa linha de festo. A nova casa implanta-se sobre esse eixo de forma a alinhar o pátio central, pontuado por uma amendoeira, com as oliveiras no promontório ao fundo. Num eixo perpendicular ao anterior, a casa abre-se para revelar o mar de um lado e a serra do outro. Na intersecção destes dois atravessamentos, descobre-se um espaço, que é verdadeiramente o centro da casa, inscrita na paisagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor(es)
João Pedro Falcão de Campos

Colaborador(es)
Ricardo Vaz

Especialidades
Miguel Villar, BETAR

Encomenda
Carlos Eduardo Videira de Barros

Ano de conclusão
2005

Área geográfica
Aroucas, Castro Marim